As principais vantagens de contratar um serviço de contabilidade

Ter um consultor de contabilidade de facto, não é uma obrigação, mas pode facilitar a sua vida e evitar grandes problemas financeiros dentro da sua empresa; não é necessário que o consultor esteja na empresa em tempo inteiro; Além disto, até pode solicitar os serviços quando e apenas seja necessário.
Aqui estão alguns motivos para contratar um assessor de contabilidade para a sua empresa ou negócio:
1. Para elaborar o seu plano de negócio
Já deve ter ouvido falar da importância de ter um bom plano de negócios, bem como da importância de ter um plano realista de investimento e financiamento. A sua credibilidade está em jogo.
Um consultor de contabilidade pode ajudá-lo a equilibrar este ponto de realismo que às vezes nos falta quando começamos a fazer projeções futuras.

2. Estabelecer a forma societária do seu negócio
Seja a título individual, sociedade por quotas ou sociedade anónima, nem todas as empresas têm a mesma estrutura legal e um consultor de contabilidade pode explicar todas as diferenças e ajudá-lo a escolher a forma societária que melhor se adapta à sua ideia de negócio.

3. Antes que a contabilidade o domine
Mesmo nas empresas mais pequenas, pode chegar um momento em que a contabilidade se torne uma grande confusão. Por vezes não há um nenhum programa de cobrança e contabilidade que possa fazer o trabalho que um contabilista experiente faz.
Uma análise profissional pode ajudá-lo a dar-lhe feedback do estado financeiro em que se encontra a sua empresa. Também pode ajudá-lo a saber como investir os seus recursos, se possui recursos suficientes para investir, ou se o melhor não será colocar as suas contas e deixar o investimento para outra ocasião.

4. Lidar com a Administração Fiscal
Um consultor ajudará a ter toda a sua documentação em ordem e a responder a cada um dos requisitos da Administração Fiscal. Mas não é só isso. Também o ajudará a manter-se atualizado sobre questões legislativas que podem afetar os seus negócios, como uma actividade tributária ou laboral, bem como, os passos que devem ser considerados antes de contratar ou demitir um trabalhador, fazer uma compra ou expandir os seus negócios ou até quem sabe, vendê-lo.

5. Para quando tenha de tomar decisões importantes

É normal que numa empresa se tenham gastos regulares, e que são impossíveis de controlar, como por exemplo, a fatura da energia que chega todos meses. No entanto, existem outros gastos ou investimentos que se podem evitar, ou que pelo menos requerem um estudo prévio e ponderado para não colocar em causa o seu negócio. Desta forma uma decisão importante, será por exemplo:
1. Solicitar um empréstimo ou subvenção;
2. Fazer crescer o seu negócio e tudo o que possa envolver: novos funcionários, novas equipamentos mais sustentáveis para que se possa poupar na luz, novos parceiros, nova forma societária.
3. Lançar novos produtos ou serviços;
4. Comprar uma franquia
5. Comprar outra empresa
6. Venda a sua empresa

Por fim, estes são exemplos de decisões que podem mudar a direção do seu negócio e que afetam a sua estrutura financeira.

Um consultor não apenas ensinará como tomar estas decisões, mas fará com que veja as “letras miúdas” em cada etapa: por exemplo, se solicitar um empréstimo bancário, poderá explicar quais taxas de juros que são mais favoráveis para o seu negócio.

Se está a pensar solicitar o serviço de uma empresa de contabilidade a quem confiar os seus assuntos fiscais e laborais, não duvide e entre em contacto com a Magnetic Win.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Últimos artigos:

Segurança Social

Apoio financeiro ao gerente

Abertura de período extraordinário de apoio financeiro aos gerentes Estão disponíveis na Segurança Social Direta, entre os dias 23 e 30 de setembro, os formulários para

Fale connosco